Lulas de churrasco

08/05/2018

Escrito por | Written by Bruno



Sabem aquela sensação de ter um brinquedo novo e não querer largá-lo enquanto não experimentamos tudo o que há para experimentar? Claro que sabem. É exactamente o que se passa comigo e com o barbecue novo que comprámos na semana em que esteve tempo quase primaveril aqui em Londres.

Como é inevitável nestas coisas, assim que comprámos o barbecue as temperaturas caíram a pique, mas eu quis lá saber - se há um brinquedo novo, há que experimentá-lo e, por isso mesmo, voltei a acender as brasas - comecei a exigir em casa que me tratem por REI DAS BRASAS, assim mesmo, em maiúsculas - e resolvi experimentar umas lulas óptimas que tinha comprado recentemente, apesar de até estar a chuviscar nesse dia.

Lembrei-me de acrescentar a mesma marinada que tinha usado nos camarões de que falei aqui - pareceu-me que os sabores do limão, do alho e dos coentros também se adequariam bem às lulas. Não estava enganado - aliás, acho que esta se arrisca a transformar-se na minha marinada-padrão para churrasco, visto que não consigo pensar em muitas coisas que não fiquem a ganhar com esta mistura de sabores. Quanto às lulas, estavam uma delícia. Servimo-las com uma salada de alface, rúcula, batata cozida, rabanetes e pepino, que combinou muito bem. E entretanto as temperaturas voltaram a subir - voltando assim o REI DAS BRASAS ao seu fantástico habitat natural!





Lulas de churrasco

Ingredientes ( 4 pessoas )
  • 4 lulas grandes, cortadas em pedaços largos
  • 5 dentes de alho esmagados
  • 1 molho de coentros, picados
  • 1 limão, raspa e sumo
  • açúcar
  • sal
  • pimenta
  • azeite

  • Deitem os pedaços de lula numa taça grande e juntem os ingredientes para a marinada - os alhos, os coentros, a raspa e o sumo do limão, uma pitada pequena de açúcar, sal e pimenta - e um fio generoso de azeite. Levem ao frigorífico por pelo menos meia hora, enquanto acendem as brasas para o churrasco (claro que também podem fazer as lulas no grill de um forno - não terão o sabor mais "fumado" de um barbecue a carvão, mas também ficará bastante bom!).

  • Levem a grelhar, virando a meio para que ganhem cor uniforme. Sirvam com o acompanhamento que preferirem - uma salada irá sempre bem.

Sem comentários

Enviar um comentário