Bifes de borrego com alho e limão em conserva

07/09/2018

Escrito por | Written by Bruno



Tal como a receita anterior de arroz de coentros, lima e alho, estes bifes de borrego também vêm do livro ‘Feasts’, de Sabrina Ghayour. As duas receitas em conjunto foram o primeiro prato que cozinhei do livro e fiquei convencido. Os bifes, só por si, ficaram muito saborosos, muito graças à marinada, que ajuda a carne a caramelizar enquanto frita. A combinação com o arroz, com sabores semelhantes, resulta ainda melhor.

O único ingrediente que pode ser complicado de encontrar são os limões em conserva. Muito comuns no Norte de África, são basicamente limões conservados em salmoura, o que lhes suaviza a acidez, mas mantém o sabor forte a limão. Sendo naturalmente salgados, funcionam também como tempero, daí não ser necessário juntar sal à receita. Se não conseguirem encontrar este ingrediente (e não vos apetecer tentar fazê-lo em casa), podem sempre substituir por raspa e sumo de limão - o sabor não será o mesmo, mas é uma aproximação razoável. Nesse caso, não se esqueçam de juntar um pouco de sal para compensar.




Bifes de borrego com alho e limão em conserva

Ingredientes ( 4 pessoas )
  • 4 dentes de alho, laminados
  • coentros, um molho pequeno, picados
  • 6 limões em conserva, sem sementes, picados grosseiramente
  • pimenta
  • azeite
  • 6-8 bifes de borrego, finos

  • Para preparar a marinada, juntem o alho, os coentros e os limões numa taça. Temperem com um pouco de pimenta (não precisam de sal porque os limões já são bastante salgados), juntem um fio generoso de azeite e misturem bem.

  • Coloquem os bifes num saco de congelação e juntem a marinada. Fechem bem o saco e misturem bem, usando as mãos para garantir que a carne fica bem coberta com a marinada. Deixem a marinar por cerca de 20 minutos à temperatura ambiente (ou, em alternativa, deixem no frigorífico por algumas horas).

  • Para cozinhar, aqueçam uma frigideira grande sobre lume médio-alto. Assim que estiver bem quente, juntem os bifes, bem cobertos com a marinada, e fritem por 5 minutos de cada lado. A marinada deverá caramelizar, dando cor e sabor ao borrego. Sirvam com arroz de coentros, lima e alho.

3 comentários:

  1. Olá Bruno,
    Adorável "Clafoutis"! Foi pois, através das amigas Lia e Susana, que aqui cheguei. Adorei o Clafoutis, e a forma como clarificou a sua origem e nome. É pois..."Dar a César o que é de César". Pode recrear-se uma recita, mas certamente com outro nome! Esta é a minha forma de estar na gastronomia. Gostei de tudo o que vi, e vou voltar em duvida.
    Um abraço
























































































































































































































































































































































































































































































    ResponderEliminar
  2. Publiquei... sem ter terminado. Estes bifes de borrego deixaram-me seduzida. É que, este limão de conserva, transportou-me a Moçambique (Lourenço Marques), onde essa conserva estava presente nas nossas mesas. Só com sal ou juntamente com óleo. Sabores Indianos que enriqueciam a gastronomia local. Parabéns pela receita. Gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelos comentários, Rosa - fico feliz por ter gostado! :)
      Não conhecia o uso dos limões em conserva em Moçambique - é uma nota interessante, pelo menos para mim, que associava mais estes limões ao Norte de África. Obrigado pela partilha! :)

      Eliminar