Victoria Sponge de morangos e chocolate branco

19/06/2018

Escrito por | Written by Bruno



Já há alguns meses que vou seguindo com curiosidade o "Sweet World" - o desafio mensal que a Susana do Basta Cheio e a Lia do Lemon & Vanilla lançaram há mais de dois anos. A ideia é simples - todos os meses, a Susana e a Lia indicam a receita para esse mês, que é sempre um doce que faça parte da tradição de um dado país. Quem quiser participar, pega na receita e segue-a, adapta-a, recria-a, como desejar, desde que mantenha a base tradicional do doce (com maior ou menor criatividade). No final, a Susana e a Lia partilham um post com links para toda a gente que participou. Não há prémios e toda a gente é vencedora - a ideia é a partilha e o prazer de participar e descobrir novas receitas.

Até agora, nunca tinha participado, mas desta vez achei que era inevitável - a receita deste mês é o Victoria Sponge Cake e não há nada mais tradicionalmente britânico. Não é um bolo que me interesse particularmente (não gosto muito de "bolos de chá" que são muitas vezes demasiado secos para mim), mas quando encontrei a versão que o Yotam Ottolenghi e a Helen Goh incluiram no seu "Sweet" achei que era suficientemente interessante para ficar curioso.

Esta versão não é feita com a tradicional massa de Victoria Sponge, mas sim com uma genoise. A diferença principal é que a genoise não leva fermento - cresce devido ao ar que é misturado com os ovos ao batê-los, primeiro sobre calor, e depois com a batedeira. O resultado é uma massa leve e muito saborosa, ideal para este tipo de bolo. O recheio ajuda - os morangos e o chocolate branco humedecem a massa, que absorve o seu sabor e se torna ainda melhor. O resultado é um victoria sponge que, embora não o seja, não deixa de o ser. Um bolo ideal para comer à fatia, idealmente com uma boa chávena de chá ao lado!





Victoria Sponge de morangos e chocolate branco

Ingredientes ( 1 bolo )
  • 70g de chocolate branco, cortado em pedaços pequenos
  • 70ml de natas gordas, mais 120ml à parte
  • meia vagem de baunilha (ou extracto de baunilha)
  • 250g de morangos cortados em pedaços, mais 150g cortados em rodelas finas
  • 70g de açúcar, mais 100g à parte
  • 1.5 colheres de chá de sumo de limão, mais raspa do mesmo
  • 4 ovos
  • 60g de manteiga sem sal, derretida
  • 100g de farinha sem fermento
  • sal
  • açúcar em pó, para decorar

  • Comecem por preparar o creme de chocolate branco - deitem os pedaços de chocolate numa taça. Levem as natas ao lume num tachinho, aquecendo em lume brando-médio até começarem a fervilhar. Deitem sobre o chocolate e deixem repousar por cerca de 3 minutos. Mexam então, até o chocolate derreter e ligar bem com as natas. Cubram com película aderente e levem ao frigorífico por pelo menos uma hora.

  • De seguida, abram a vagem de baunilha e raspem as sementes. Reservem-nas e reservem também as vagens de baunilha à parte. Preparem agora o doce de morango - coloquem os 250g de morangos em pedaços noutro tacho, juntem os 70g de açúcar e o sumo de limão. Juntem as vagens de baunilha (sem as sementes) ou, em alternativa, umas gotas de essência de baunilha. Deixem levantar fervura sobre lume médio e cozinhem por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até engrossar. Retirem do lume e reservem.

  • Liguem o forno a 150° (forno ventilado) ou 170° (forno normal). Cubram o fundo de uma forma redonda de 20cm com papel vegetal. Coloquem um pouco de água num tacho pequeno sobre o qual possam colocar a taça da batedeira sem que o fundo desta toque na água. Levem o tacho ao lume até a água começar a ferver e baixem o lume deixando-a fervilhar. Deitem os ovos, os restantes 100g de açúcar, as sementes de baunilha (ou umas gotas de essência) e a raspa do limão na taça da batedeira. Coloquem-na sobre o tacho que está ao lume e, com uma vara de arames, batam a mistura durante 5 minutos, à mão, até estar cremosa e com espuma. Retirem, montem na batedeira e liguem-na em velocidade máxima, batendo a mistura até que esta triplique de volume.

  • Enquanto esperam, juntem a farinha a uma pitada de sal e peneirem duas vezes para um recipiente. Assim que a mistura de ovos tiver triplicado de volume, desliguem a batedeira e peneirem sobre a mistura cerca de metade da farinha, envolvendo bem com uma espátula. Peneirem a restante farinha e envolvam novamente (com firmeza, para que a farinha não fique apenas depositada no fundo do recipiente). Finalmente, deitem a manteiga derretida pelas paredes do recipiente, envolvendo-a também na mistura, até ligar. Deitem na forma e levem ao forno por 25 minutos, até ficar dourado. Retirem do forno e deixem arrefecer por cerca de minutos. Passem uma faca a toda a volta e desenformem com cuidado.

  • Com uma faca, cortem o bolo horizontalmente ao meio, com cuidado para não quebrar quando o separarem. Terminem o recheio de chocolate branco juntando o creme que prepararam anteriormente aos restantes 120ml de natas - batam com a batedeira em velocidade média-alta até engrossar, com cuidado para não bater demasiado.

  • Montem o bolo cobrindo a metade de baixo com o doce cozinhado de morango. Espalhem por cima metade do creme de chocolate branco, seguido das rodelas de morango e o restante creme. Cubram com a outra metade de bolo e polvilhem com açúcar em pó.

2 comentários:

  1. Olá Bruno,

    Antes demais muito bem vindo ao desafio! Ficamos felizes por pôr cada vez mais gente curiosa a aprender e "esticar" os seus limites.
    O tema deste mês parece simples mas exige a técnica necessária para que a massa resulte bem e não se torne em mais um bolo seco.
    O tua proposta ficou muito bonita e bem executada.
    Obrigada pela participação e contamos com a tua presença nos próximos temas! :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Susana! Gosto muito da ideia do Sweet Challenge e é óptimo explorar as diferentes abordagens às receitas que cada participante escolhe. Continuarei a participar com certeza! :)
      Beijinhos *

      Eliminar