A semana indiana (segundo a tradição inglesa)

02/07/2018

Escrito por | Written by Bruno

Para esta semana, sugiro algo diferente - ao longo destes 5 dias vou colocar receitas para fazer um óptimo jantar indiano em casa. Ou melhor… um óptimo jantar indiano à maneira inglesa. Qual a diferença?…

A cozinha indiana que muitos de nós conhecemos (pelo menos aqueles que nunca visitaram a Índia) é aquela que se faz nos restaurantes indianos locais. O Reino Unido tem uma comunidade indiana enorme (é a segunda comunidade estrangeira, logo a seguir à comunidade polaca), mas também as comunidades paquistanesa e bengali têm ajudado muito a espalhar as curry houses pelo país, adaptando receitas locais aos ingredientes e métodos de cozinha europeus. Muito do que se come hoje em restaurantes indianos, um pouco por toda a Europa, tem origem nas receitas desenvolvidas aqui, no Reino Unido. As limitações de produtos levaram à procura de soluções mais ou menos engenhosas para simplificar ou alterar receitas e para ganhar tempo (num restaurante é complicado ter de esperar horas por um prato), levando àquilo a que já se começou a chamar BIR recipes - BIR significando British Indian Restaurant. Ou seja, receitas indianas tal como são cozinhadas nos restaurantes indianos britânicos (e, por extensão, também noutros países).

O grande “truque” usado neste tipo de restaurantes indianos é a utilização de uma base comum a vários pratos. É um molho cremoso, feito à base de vegetais (cebola, cenoura, pimento, tomate) e especiarias, sem muito sabor, mas que pode ser feito com antecedência, poupando muito do tempo de preparação do prato final. Tendo o molho-base pronto (e, se o fizerem em casa, podem congelá-lo em porções para usar mais tarde), fica bastante mais rápido preparar uma receita indiana em pouco tempo, bastando acrescentar os restantes ingredientes e especiarias e deixar apurar (estou a simplificar, mas não é muito mais complicado que isto).

Claro que cozinhar assim não tem muito a ver com as receitas originais, mas a popularidade destas receitas faz com que tenham ganho um espaço próprio que pode e deve conviver ao lado da tradição do país de origem. É inevitável - quando as pessoas emigram e criam comunidades longe de casa, irão sempre pegar nas suas tradições, adaptando-as e dando, por vezes, origem a novas receitas ou toda uma nova forma de cozinhar. Neste aspecto, o que aconteceu à comida indiana está longe de ser caso único. Podíamos pegar noutros exemplos, como o Fettuccine Alfredo, o esparguete com almôndegas e as pizzas deep-dish, todos pratos extremamente populares na América (e noutros países), mas pouco divulgados ou inexistentes em Itália. Ou o chop suey "chinês", também inventado na América. Ou, claro, o Chicken Tikka Masala, precisamente o prato que vamos cozinhar esta semana e que, na verdade, foi criado no Reino Unido, espalhando-se depois um pouco por todo o mundo.

Sendo assim, durante os próximos dias, trarei a receita para o molho-base, para pães naan, para arroz pulau e, finalmente, para o Chicken Tikka Masala propriamente dito. Posso já estragar o final e dizer que o resultado final estava óptimo. E embora isto pareça ser uma trabalheira, principalmente tentando fazer tudo de raiz, a verdade é que a partir do momento em que o molho-base fica feito, tudo o resto é bastante mais rápido - e claro que podem sempre fazer outro tipo de arroz, ou comprar pães naan já preparados, se não quiserem fazer todos estes passos. Mas acreditem que vale a pena tentar, pelo menos uma vez.

Só uma nota final - todas estas receitas foram adaptadas do livro “The Curry Guy”, escrito por Dan Toombs, que ao longo dos últimos anos se tem ocupado a divulgar este tipo de receitas (bem como receitas genuinamente indianas) no seu blog com o mesmo nome. Vale muito a pena explorar o site do Dan com atenção.

Amanhã começamos a sério, com a receita para o molho-base!

Sem comentários

Enviar um comentário