Clafoutis de cereja
Ingredientes (
1 clafoutis
)
- 500g de cerejas
- 75g de açúcar (separado em 20+55)
- 3 colheres de sopa de ginja de Alcobaça
- 270ml de leite
- 20g de manteiga, derretida, mais um pouco para untar
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara
- 2 ovos
- 50g de farinha sem fermento
- 25g de amêndoa em pó
- sal
- essência de amêndoa (opcional)
- Lavem as cerejas e descarocem-nas - se tiverem um descaroçador, dêem-lhe uso; caso contrário, não se preocupem - o melhor é usar um pauzinho chinês para empurrar o caroço para fora (outro tipo de utensílio fino servirá também). Reservem os caroços. Coloquem as cerejas numa taça, polvilhem com 20g de açúcar e a ginja, cubram com película aderente e deixem a macerar por duas horas, fora do frigorífico. Ao mesmo tempo, deitem o leite noutra taça e juntem-lhe os caroços. Cubram também e deixem em infusão pelo mesmo tempo.
- Aqueçam o forno a 180° (forno normal). Untem uma tarteira ou outra forma redonda com um pouco de manteiga e polvilhem com o açúcar demerara, abanando a tarteira para o mesmo se espalhar pelo fundo. Deitem as cerejas para a forma, espalhando-as uniformemente.
- Deitem os ovos numa taça, juntem-lhe os restantes 55g de açúcar e batam bem com uma vara de arames. Peneirem a farinha para a taça, juntem a amêndoa em pó e uma pitada de sal e batam novamente, até ligar e obter uma massa uniforme. Juntem o leite (sem os caroços, que podem deitar fora), batendo sempre. Finalmente, juntem a manteiga derretida e umas gotas de essência de amêndoa (se usarem). Batam novamente - a massa ficará bastante líquida, quase como uma massa de panquecas, mas é mesmo assim. O importante é que os ingredientes fiquem bem ligados e uniformes.
- Deitem a massa sobre as cerejas e levem ao forno por cerca de 40 minutos. A massa crescerá e ficará dourada. Retirem do forno - é normal que abata um pouco. Polvilhem com açúcar em pó e sirvam ainda morno.
Sem comentários
Enviar um comentário