Clafoutis de cereja

14/08/2018

Escrito por | Written by Bruno



Tinha cerejas em casa e não sabia o que lhes havia de fazer - ou melhor, sabia que podia simplesmente comê-las, e eram óptimas, mas cada vez que olhava para a caixa dava-me vontade de cozinhar qualquer coisa com elas. Andei a namorar uma tarte de cereja, à americana, como as que faziam as delícias do agente Cooper no Twin Peaks (e um destes dias ainda hei-de voltar a essa ideia), mas acabou por haver uma espécie de alinhamento dos astros - ou dos blogs… - que me fez decidir por uma receita diferente. É que, por coincidência, o desafio que a Susana e a Lia lançaram para o Sweet World Challenge deste mês foi precisamente um clafoutis de cerejas. Era o sinal que eu precisava para dar destino às minhas.

O clafoutis é uma receita típica francesa, feita sempre com cerejas (ou melhor, pode ser feita com outras frutas, mas então passa a chamar-se flaugnarde, que os franceses não brincam em serviço nestas coisas). A massa tem mais consistência de pudim do que de bolo, pelo menos na variante tradicional, e não é complicada de fazer. Ao comparar receitas encontrei este artigo da Felicity Cloake, que também analisou várias variantes em busca da receita ideal. A minha não difere muito da dela, mas tem algumas diferenças. Uma das principais é a questão dos caroços - tradicionalmente, as cerejas num clafoutis não são descaroçadas. Eu preferi tirar-lhes o caroço (acho mais agradável não ter de estar a trincar e cuspir caroços à sobremesa), mas o caroço é parte importante do sabor - os caroços das cerejas (tal como os pêssegos, os alperces, as ameixas…) dão um sabor amendoado, muito graças ao cianeto que contêm (felizmente não em quantidades suficientes para transformar uma receita num livro de Agatha Christie). Para aproveitar esse sabor, deixei os caroços em infusão no leite, mas podem optar por não o fazer. A propósito do sabor a amêndoa, a essência de amêndoa que usei é opcional, até porque pode não ser fácil de encontrar. No entanto, se tiverem oportunidade, podem acrescentá-la para ajudar a realçar o sabor.

A ginja foi outra alteração. Obviamente que tem de ser de Alcobaça, porque na verdade não há outra :-) (desculpem, malta de Óbidos!). E o melhor é que ficam com uma boa desculpa (como se fosse necessário) para depois acompanharem o clafoutis com um cálice de ginja - combina que é uma maravilha!…




Clafoutis de cereja

Ingredientes ( 1 clafoutis )
  • 500g de cerejas
  • 75g de açúcar (separado em 20+55)
  • 3 colheres de sopa de ginja de Alcobaça
  • 270ml de leite
  • 20g de manteiga, derretida, mais um pouco para untar
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 2 ovos
  • 50g de farinha sem fermento
  • 25g de amêndoa em pó
  • sal
  • essência de amêndoa (opcional)

  • Lavem as cerejas e descarocem-nas - se tiverem um descaroçador, dêem-lhe uso; caso contrário, não se preocupem - o melhor é usar um pauzinho chinês para empurrar o caroço para fora (outro tipo de utensílio fino servirá também). Reservem os caroços. Coloquem as cerejas numa taça, polvilhem com 20g de açúcar e a ginja, cubram com película aderente e deixem a macerar por duas horas, fora do frigorífico. Ao mesmo tempo, deitem o leite noutra taça e juntem-lhe os caroços. Cubram também e deixem em infusão pelo mesmo tempo.

  • Aqueçam o forno a 180° (forno normal). Untem uma tarteira ou outra forma redonda com um pouco de manteiga e polvilhem com o açúcar demerara, abanando a tarteira para o mesmo se espalhar pelo fundo. Deitem as cerejas para a forma, espalhando-as uniformemente.

  • Deitem os ovos numa taça, juntem-lhe os restantes 55g de açúcar e batam bem com uma vara de arames. Peneirem a farinha para a taça, juntem a amêndoa em pó e uma pitada de sal e batam novamente, até ligar e obter uma massa uniforme. Juntem o leite (sem os caroços, que podem deitar fora), batendo sempre. Finalmente, juntem a manteiga derretida e umas gotas de essência de amêndoa (se usarem). Batam novamente - a massa ficará bastante líquida, quase como uma massa de panquecas, mas é mesmo assim. O importante é que os ingredientes fiquem bem ligados e uniformes.

  • Deitem a massa sobre as cerejas e levem ao forno por cerca de 40 minutos. A massa crescerá e ficará dourada. Retirem do forno - é normal que abata um pouco. Polvilhem com açúcar em pó e sirvam ainda morno.

Sem comentários

Enviar um comentário