Bolo de alperce e amêndoa com cardamomo e água-de-rosas
Ingredientes (
1 bolo
)
- 150g de alperces secos
- 250ml de água fria
- 2 sementes de cardamomo, ligeiramente esmagadas
- 200g de amêndoas em pó
- 50g de polenta
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 150g de açúcar
- 6 ovos grandes
- 3 colheres de chá de sumo de limão
- 1 colher de chá de água-de-rosas
- 2 colheres de chá de doce de alperce
- amêndoas laminadas, para decorar
- Deitem os alperces e a água num tacho pequeno. Juntem as sementes de cardamomo e levem ao lume até começar a ferver. Deixem fervilhar durante cerca de 10 minutos. Retirem do lume e reservem.
- Aqueçam o forno a 160° (forno ventilado) ou 180° (forno normal). Forrem o fundo de uma forma redonda de 20 cm com papel vegetal e untem os lados com manteiga.
- Retirem cinco alperces do tacho e abram-nos ao meio, reservando as metades para a decoração do bolo. Retirem as cascas do cardamomo, deixando no tacho as pequenas sementes que se terão soltado do seu interior. Deitem o conteúdo do tacho (os restantes alperces, o resto da água e as sementes de cardamomo) para um copo triturador. Juntem as amêndoas em pó, a polenta, o fermento, o açúcar e os ovos. Misturem tudo muito bem, até ligar completamente. Juntem ao copo o sumo de limão e a água-de-rosas e triturem novamente. Deitem a massa na forma e alisem o topo. Enfeitem com as metades de alperce que reservaram.
- Levem ao forno por 40 minutos. Se virem que está a escurecer antes do tempo, cubram com papel de alumínio para os 10 minutos finais. O bolo deverá subir na forma, mas vai baixar novamente assim que o retirarem do forno.
- Retirem o bolo e deixem-no arrefecer. Enquanto esperam, aqueçam o doce de alperce ligeiramente, para ficar mais líquido. Pincelem-no sobre o topo do bolo e espalhem as amêndoas sobre o topo. Passados uns minutos desenformem e sirvam.
Sem comentários
Enviar um comentário