Bolo de laranja sanguínea com calda de laranja e romã
Ingredientes (
1 bolo
)
- 3 laranjas sanguíneas, mais o sumo de outras 3
- 250g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente, mais um pouco para untar a forma
- 50g de mel, mais 2 colheres de sopa
- 200g de açúcar amarelo, mais 100g para a calda
- 200g de farinha com fermento
- 100g de amêndoas em pó
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira, mais uma colher de chá (não desesperem se não conseguirem encontrar, o bolo ficará bom na mesma)
- 140g de iogurte grego natural, mais algum para servir
- 1 romã pequena, só os bagos.
- Coloquem uma das laranjas (inteira, com casca) num tacho pequeno e cubram com água. Deixem ferver por alguns minutos, deitem fora a água e cubram de novo com água fresca, desta vez fervendo por 40 minutos, até ficar cozida e bastante macia. Retirem e deixem arrefecer. Quando já não estiver quente, cortem ao meio e retirem os caroços.
- Liguem o forno a 180º (forno normal) ou 160º (ventilado) e untem uma forma com um pouco de manteiga. Espalhem as 2 colheres de sopa de mel pelo fundo da forma. Cortem as restantes duas laranjas em rodelas e coloquem-nas sobre o mel.
- Coloquem a laranja cozida num copo misturador e triturem-na bem. Com uma batedeira, batam os 250g de manteiga, os 200g de açúcar, os 50g de mel, a farinha, a amêndoa em pó, o fermento, os ovos, 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira e os 140g de iogurte grego até ligar e ficar cremoso. Juntem a laranja triturada e envolvam bem. Deitem a massa na forma com cuidado, para que as rodelas de laranja não saiam do sítio e levem ao forno por 55 minutos até o bolo cozer e um palito espetado no centro sair limpo. Deixem arrefecer por 10 minutos e desenformem.
- Agora a calda - deitem o sumo das restantes 3 laranjas num tacho e juntem os 100g de açúcar e a colher de chá de água de flor de laranjeira. Deixem fervilhar por 5 minutos até começar a engrossar. Retirem do lume e juntem as sementes de romã. Quando arrefecer, deitem sobre o bolo. Sirvam cada fatia com um pouco de iogurte grego, com calda por cima.
Nunca usei esta laranja! Por aqui é sempre complicado e raríssimo encontrar variedades diferentes seja do que for. Mas adorava experimentar para perceber o sabor e também porque é uma laranja muito bonita! Beijinhos
ResponderEliminar