Scones

12/04/2018

Escrito por | Written by Bruno



O scone é uma instituição inglesa por mérito próprio. Aliás, não é à toa que já se popularizou um pouco por todo o mundo - é ideal para um pequeno-almoço ou, melhor ainda, para um lanche. Permanentemente indeciso sobre se há-de ser um pão ou um bolo, o scone não é bem um nem é bem o outro. E, talvez por isso mesmo, ajusta-se perfeitamente a vários acompanhamentos - manteiga, os tradicionais clotted cream e doce (não necessariamente por esta ordem, mas já lá vamos)... Pode ter passas misturadas na massa ou outros tipos de frutos secos - ou não, como na receita que aqui trago, que é simples.

Se nunca arriscaram fazer pão, não se assustem - esta receita não custa mesmo nada. É praticamente só juntar tudo, amassar um pouco e levar ao forno. Em poucos minutos terão uma fornada de scones a sair do forno, quentinhos, e prontos a acompanhar um bom chá. Tenham é cuidado na hora de servir - os scones são ainda hoje a causa para uma das mais curiosas polémicas gastronómicas neste país - a ordem do acompanhamento. É tradição em duas províncias vizinhas de Inglaterra, Devon e Cornualha, servir scones ao lanche - que, consoante a zona, se chama Devon Cream Tea ou Cornwall Cream Tea. Em ambos os casos, os scones acompanham o chá e são servidos com clotted cream (natas coalhadas) e doce. Mas a grande diferença, aquela que cava uma fronteira profundíssima entre ambas as províncias e gera discussões quase mortíferas, é a ordem: em Devon, primeiro cobre-se o scone com as natas e depois espalha-se o doce sobre estas. Na Cornualha, espalha-se primeiro o doce e só depois se cobre este com as natas. E nem pensem em ridicularizar esta questão - para os locais é uma questão de honra e não há entendimento possível.

Para evitar confusões, escolhi uma fotografia do scone assim mesmo: simples, sem nada. Sirvam-nos como preferirem, com ou sem natas, com ou sem doce, por uma ordem ou outra, com manteiga, com queijo, com fiambre - mas experimentem-nos. É que valem mesmo a pena.

Receita adaptada desta, da Allrecipes.





Scones

Ingredientes ( 6 scones )
  • 225g de farinha com fermento
  • sal
  • 50g de manteiga sem sal, fria, cortada em pedaços pequenos
  • 25g de açúcar
  • 120ml de leite
  • 1 ovo, batido

  • Aqueçam o forno a 220º (forno normal). Cubram um tabuleiro com papel vegetal e reservem.

  • Deitem a farinha numa taça grande e deitem-lhe uma pitada de sal. Juntem os pedaços de manteiga e, com as mãos, misturem bem, tentando desfazer a manteiga enquanto a misturam com a farinha, até obterem uma mistura meio arenosa. Juntem o açúcar e misturem bem.

  • Finalmente juntem o leite e misturem bem até começar a ligar e obterem uma massa - juntem um pouco mais de farinha se estiver demasiado pegajosa. Amassem a massa um pouco até ficar firme e façam uma bola. Com um rolo da massa estendam-na até ficar com uma altura de cerca de 2cm. Com um cortador de bolachas ou, mais simplesmente, um copo invertido, cortem círculos de massa. Deverão conseguir cerca de seis círculos. Coloquem-nos no tabuleiro e pincelem com o ovo batido.

  • Levem ao forno por 12 a 15 minutos, até estarem dourados. Retirem, deixem arrefecer, e sigam os vossos instintos na hora de escolher como os rechear!

2 comentários: