Clover Club

sábado, 12 de agosto de 2017

Escrito por Bruno


Ao longo do tempo vamos encontrando livros que se tornam indispensáveis na cozinha, cada um com uma função diferente. Já aqui falei algumas vezes do The Perfect Scoop do David Lebovitz, a minha bíblia para gelados e sorvetes. Mas há tantos outros... Os absolutamente incontornáveis Cozinha Tradicional Portuguesa, de Maria de Lourdes Modesto ou O Livro de Pantagruel, de Bertha Rosa-Limpo, Jorge Brum do Canto e Maria Manuela Limpo Caetano, para quase tudo o que é português (e não só, no caso do Pantagruel). O Macarons, de Pierre Hermé. E, para cocktails, o completíssimo The Spirits, de Richard Godwin. Este último é uma colecção enorme de bebidas, escrito com um humor perfeito e com bastantes ajudas para quem está a começar.

Logo no primeiro capítulo, Godwin apresenta os "clássicos" - os 25 primeiros cocktails que toda a gente devia começar por experimentar (com o Martini à cabeça, claro, que há-de passar por aqui também). Em oitavo na lista, está este Clover Club, que é um favorito cá em casa - a combinação de gin, vermute, limão e framboesa é perfeita para um fim de dia (ou um começo de jantar com amigos) refrescante.

Algumas notas para iniciados: o vermute francês, ou seco, não é mais do que o vermute branco - em Portugal o mais conhecido será porventura o Martini Bianco (o Martini Rosso é vermute italiano, ou tinto - ou doce), mas há outros, como o Noilly Prat (o que eu normalmente uso). A calda de açúcar faz-se simplesmente levando 2 partes de açúcar amarelo para 1 de água ao lume (as quantidades exactas dependem da quantidade de cocktails que quiserem fazer), mexendo até o açúcar estar dissolvido - nessa altura retira-se do lume e deixa-se arrefecer.



Clover Club

Ingredientes ( 1 cocktail )
  • 50ml de gin
  • 15ml de sumo de limão
  • 10ml de calda de açúcar amarelo (feita com 2 partes de açúcar para 1 de água)
  • 15ml de vermute francês
  • 3 framboesas frescas
  • 15ml de clara de ovo

  • O Clover Club é simples de fazer, mas precisa de ser agitado duas vezes para que a clara de ovo ganhe a espuma característica que enfeitará o cocktail no final. Assim sendo, comecem por deitar todos os ingredientes no shaker, juntem bastante gelo e agitem com força durante pelo menos 10 segundos.

  • Coem duplamente para um recipiente vazio, passem o shaker por água rapidamente, para retirar os cubos de gelo e os restos de framboesa, e voltem a colocar o cocktail no shaker, desta feita sem qualquer gelo. Agitem novamente durante pelo menos 10 segundos para a clara de ovo ganhar espuma e coem para um copo de cocktail frio.

  • Enfeitem com uma framboesa fresca.

Sem comentários

Enviar um comentário