Os primeiros três meses | The first three months

19/10/2017

Escrito por | Written by Bruno

(switch to English)

O blog faz hoje três meses, e pareceu-me boa ideia fazer um balanço rápido do que está a ser esta aventura.

Tal como disse no primeiro post, pode parecer estranho criar um blog em 2017, mas continua a ser uma ideia estimulante. Comparando com a minha experiência anterior nos blogs de culinária - o Cozinha com Tomates -, a blogosfera (ainda se usa este termo?...) está agora bastante diferente e menos dinâmica. Nos dias de hoje é quase essencial manter presença regular nas restantes redes sociais, já que o hábito de ver os últimos posts nos blogs que seguimos começou a ser substituído por acompanhá-los no Facebook ou no Instagram.

Ainda assim, tem sido uma óptima caminhada. A intenção do blog nunca foi o número de seguidores, mas sim a partilha de receitas ou ideias em torno delas e a possibilidade de poder discuti-las com outras pessoas. Ou, pelo menos, saber que há quem as leia e se inspire para ir cozinhar. E nesse aspecto, esta experiência está definitivamente a valer a pena. Tenho "conhecido" novas pessoas e descoberto novos blogs - a lista de links ali ao lado tem crescido de forma constante ao longo deste tempo -, o que me faz também encontrar novas receitas e inspirações.

Nestes três meses, publiquei 34 receitas - caramba, já foram assim tantas? Estou definitivamente a cozinhar mais do que cozinhava, o que, espero, me fará cozinhar melhor. E, a propósito, de acordo com as estatísticas do Blogger, a receita mais popular do blog é a do Frango com Mostarda - experimentem a receita, se ainda não o fizeram!

E pronto - quem quiser acompanhar esta viagem pode simplesmente vir espreitar o blog de vez em quando, mas também pode seguir-me no Facebook, onde todos os posts são anunciados, ou no Instagram, onde vão havendo também outras imagens de pratos que vou cozinhando - ou da preparação de receitas que serão publicadas mais tarde. Quem preferir, pode também adicionar o Ponto de Espadana em agregadores como o Bloglovin', o MyTaste, ou o BlogsPortugal.

Ufffffff... É isto. Venham muitos mais meses! :)





(mudar para português)

Today this blog is three months old, and I thought it might be a good time to review this adventure so far.

As I mentioned in the first post, the idea to create a blog in 2017 might be strange, but it’s still exciting. Comparing to my previous experience with cooking blogs - Cozinha com Tomates -, the blogosphere (does anyone still use this term?…) is now a lot different and less dynamic. Nowadays, it is essential to keep a regular presence on all other social networks, since the old habit of checking the last posts of the blogs we follow got replaced by following them on Facebook or Instagram.

Still, it has been a great journey. The intention of this blog was never the number of followers, but instead the sharing of recipes or ideas around them, and the possibility of discussing them with other people. Or, at least, to know that people are reading them and getting inspired to go and cook. At least on that aspect, this experience has certainly been worth it. I have “met” new people and discovered new blogs - the links list there on the side has been constantly growing over time -, which makes me also find new recipes and inspirations.

Over these three months, I published 34 recipes - that looks like way more than I’d thought. I am definitely cooking more than I used to, which, I hope, will also make me cook better. And, by the way, according to the Blogger statistics, the most popular recipe in the blog is the Chicken with Mustard - try it out, if you haven’t yet!

And that’s it - if you want to join me on this voyage, you can simply come and check the blog once in a while, but you can also follow me on Facebook, where I announce all posts, or on Instagram, where I sometimes also post other photos of dishes I make - or the preparation of recipes that I end up publishing later. If you prefer, you can also add Ponto de Espadana in blog aggregators such as Bloglovin', MyTaste, or BlogsPortugal.

Right, I’m off now. Here’s to many more months! :)

2 comentários:

  1. Venham eles! De facto isto da blogosfera é quase como o ditado: quem não aparece, esquece. Mas eu acredito que quando estamos cá genuinamente, não precisamos das redes sociais para que um blogue vingue. Por mim falo, que sempre resisti a criar facebook associado ao blogue. Desejo-te todo o sucesso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) Por mim, o blog já "vingou" - não estou propriamente à procura de milhares de seguidores ou objectivos comerciais e patrocínios, como tantos dos blogs de maior sucesso. O que queria era isto, um sítio para publicar receitas, para me incentivar a ir fazendo mais e melhor - e para ir descobrindo outros sítios e outras pessoas com quem discutir receitas. E isso está ganho :)
      A presença nas outras redes sociais é mais por curiosidade, para experimentar como se faz a gestão de um site nos tempos que correm. Basicamente é só o Facebook e o Instagram, que já usava pessoalmente - e os conteúdos deste blog não me roubam muito tempo, porque também não ando a publicar receitas todos os dias... :)

      E pronto, agora vou pensar no que vou cozinhar neste fim-de-semana! Beijinhos ª

      Eliminar